Equinócio de Outono e seu significado na Bruxaria Moderna.

“MABON”, também conhecido como Equinócio de Outono, é o segundo dentre os três Sabbats que se refere as colheitas e é celebrado pelos seguidores da religião Wicca.



Por estar relacionado ao Equinócio de Outono, no Hemisfério Sul, é celebrado aproximadamente dia 21 de março e 22 de setembro no Hemisfério Norte. Dizemos aproximadamente, pois pode ocorrer uma variação de até 3 dias de acordo com o ano. MABON é o período para agradecer os frutos colhidos até agora e o momento indicado para selecionar as novas sementes a serem plantadas e cultivadas para a colheita do próximo ano. É momento de meditar sobre as nossas escolhas e avaliar quais deverão ser mantidas ou recicladas, pois já temos a experiência de tudo que se passou no rigor do inverno, nos aprendizados da primavera e na colheita do verão.

É momento de refletir sobre nossos sonhos, projetos, momento de estabelecer metas e objetivos, traçar planos e estratégia, pois a natureza se prepara para reciclar, trocando suas velhas folhas, para dar lugar ao renascimento das suas árvores, dando o poder de florescer esses objetivos. Por ser um dos dois dias de equilíbrio (o outro é o Equinócio da Primavera), já que dia e noite tem a mesma duração, é tradição promover a limpeza da casa, trazendo para a vida, a ordem e purificação necessárias a transmutação de sentimentos inferiores em aceitação, por isso é um excelente momento para realização de rituais que fortalecerão as nossas intenções.


A tradição é reunir amigos e celebrar MABON com muita alegria e para os rituais pode-se utilizar: – Cores – marrom, verde, amarelo e vermelho; – Ervas – alecrim, calêndula, sálvia, folhas e cascas, camomila, girassol, trigo, maçã ou semente de maçã; – Pedras – citrino, topázio amarelo, olho de gato, aventurina, pedras de energia que ativam a prosperidade – Fazer vassouras mágicas, amuletos, manter uma tigela com frutas e folhas e oferecer aos deuses. - As Comidas e Bebidas para o ritual, são abóboras, todos os tipos de grãos, pães, bolos, todos os tipos de raízes, batatas, nozes; sidra com canela e vinho.


Uma bebida Mágica pode ser acrescentada a comemoração: Bebida Mágica de Mabon • Sidra de maçã quente; • Canela; • Pequenas rodelas de maçã.


Não se trata apenas de uma bebida, mas sim uma bebida de significado profundo. A maçã rege o coração, a sidra representa o EU que por si só já é uma poção de amor. Mas, quando misturada com canela, que é governada pelo Sol, representa a essência solar que ao ser ingerida é como se estivéssemos ingerindo a própria luz do Sol.

Blessed Be ! (Abençoado Seja!)

235 visualizações

Rua Visconde de Aguiar Toledo, 422 - Congonhas (Campo Belo)  - 11 5096-5554 - São Paulo - SP

WhatsApp: (11) 9 8229-1623 - institutoselem@gmail.com

© 2018 - Instituto Selem  >  By FCavalotti

  • Canal Selem Youtube
  • Página Selem Facebook
  • Perfil Selem Instagran